sábado, 25 de julho de 2009

Playing For Change

Playing For Change é um projeto que une vários músicos de rua de todo o mundo através de um estúdio móvel, e como um passe de mágicas nos revela a linguagem universal que conhecemos, chamado música.

Idealizado por Mark Johnson quando caminhava em uma estação de metrô nova-iorquina, deparou com dois monges cantando e tocando um violão. Impressionado, percebeu como a música tem o poder de aproximar as pessoas. Não importa sua origem, tipo ou mesmo a letra, todos sentem a mesma vibração provocada por ela.

Tudo começou com a música “Stand by me” cantada por Roger Ridley nas ruas da Califórnia, sucesso com John Lennon. Sua voz e paixão pela música inspiraram o grupo a buscar e adicionar artistas em sua canção através de uma simples edição de áudio e vídeo.

“Stand by me” é a abertura da obra musical com Ridley e seu violão, acrescentada por diversos artistas em seus respectivos cenários. Grandpa Elliott com sua voz e gaita nas ruas de Nova Orleães, Washboard Chaz em sua tábua de lavar também Nova Orleães, Clarence Bakker com sua incrível voz em Amsterdam, Cesar Pop com seu cavaquinho direto do Rio de Janeiro Brasil, Dimitri Dolganov com seu violoncelo da Rússia, Roberto Luti acompanhado de um incrível violão clássico da Itália, Junior Kissangwa Mbouta em sua bateria na varanda de sua casa em Congo, Pokei Klass no seu contrabaixo África do Sul, o Grupo Sinamuva da África do Sul, Stefano Tomaselli e seu saxofone da Itália, Vusi Mahlasela com uma bela voz da África do Sul entre outros artistas excepcionais.


O repertório de Playing For Change tem como tema letras que falam sobre, mudança, revolução, amor e pacifismo que remetem utopias da década de 60 e 70. “Faça amor não faça guerra”. O dvd é excelente e vale a pena conferir, não apenas as músicas contidas, mas a cultura, os cenários, os instrumentos e a similar sintonia dos outros países que nos envolve através da música. “Nossa vida é como uma página de um livro, se não conhecermos o resto do mundo, estaremos lendo apenas uma página”. - Santo Agostinho, adaptado por Renan Castro.
Assista ao vídeo clicando aqui

2 comentários:

Patty T. disse...

DVD e CD tudo de bom..
Recomendável para todas as pessoas que gostam e apreciam boa música..

Uma ótima iniciativa fazer esse trabalho e mostrar esses talentos todos que, de uma certa forma, nos passam meio que despercebidos nas ruas...

Adorei a matéria..

DoUgLaS BaRrAqUi disse...

matéria fantástica...
os gregos já sabiam que a música tinha um poder fundamental que é ser capaz de mexer, tocar com sentimentos humanos; provocar tristeza, alegria, raiva etc com simples acordes e boas letras...
grande abraço meu caro amigo
muitas alegrias em decorrência do sucesso...