quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Novo Mercado São Sebastião


Com o novo projeto de restauração do Mercado São Sebastião, estréia hoje quinta-feira (25), Mercatto Donna Lôra, que se estende até domingo (28) com atrações moda, culinária e música para o público capixaba.

O Mercado São Sebastião, construído em 1949 em Jucutuquara, idealizado por Saturnino de Brito, no final do século XIX, integrava um projeto inovador com objetivo de expandir a cidade de Vitória em direção a zona norte. Sendo assim, o primeiro a ser construído fora do centro da cidade.

Neste mercado, trabalhavam verdureiros, peixeiros e açougueiros que fartavam as mesas de moradores de diversos bairros. Lembro-me muito bem de quando ia com meu pai ao mercado comprar peixes para o almoço do dia.

Até a década de 80, o mercado era bastante movimentado, porém, com o declínio de suas atividades, a Prefeitura Municipal de Vitória fechou e tombou como Patrimônio Histórico.

As obras de restauro do Mercado São Sebastião, realizadas no início de 2009 tem como objetivo revalorizar o espaço em estilo de mercado da época. Reunindo moda, artes plásticas, música e gastronomia. O evento, nomeado Mercatto Donna Lôra homenageia hoje (25) o antigo espaço e trás muitas atividades culturais.

As atividades que serão realizadas têm como objetivo reunir uma mistura cultural, com atividades de artesanato, música, poesia, literatura e culinária.

O Mercado São Sebastião está muito bacana, um pouco apertado devido ao espaço da estrutura, mas está tudo muito lindo. Um centro cultural era o que faltava para o público de Vitória, valorizando a região e fortalecendo o local como ponto turístico.

O Mercado São Sebastião fica na Avenida Paulino Müller, s/ nº, Praça de Jucutuquara, Vitória.

Renan Castro.

Fontes: http://www.vitoria.es.gov.br/; jornal Notícia Agora.

Nenhum comentário: